Você está aqui
Home > Fórmula 1 > Ayrton Senna será homenageado no Parque do Ibirapuera

Ayrton Senna será homenageado no Parque do Ibirapuera

Foto: Adilson Silva
Foto: Adilson Silva

A Fonte Multimídia do Parque do Ibirapuera receberá uma programação especial no mês de maio para homenagear os 21 anos do legado de Ayrton Senna. A ação é uma parceria do Instituto Ayrton Senna com a Divina Comédia, empresa responsável pelos eventos na Fonte, com apoio do Pão de Açúcar e da Prefeitura de São Paulo. O espetáculo inédito “Ayrton Senna – A Saga do Herói” será inaugurado às 20 horas do dia 1º de maio. As apresentações acontecerão nos dois fins de semana seguintes, sempre em duas apresentações diárias. É a primeira vez que um esportista recebe este tipo de homenagem de um dos principais símbolos da cidade de São Paulo.

Depois de muitas pesquisas de sons e imagens, o espetáculo vai fazer, principalmente, um paralelo entre Senna e a água, já que a chuva foi, muitas vezes, sua grande aliada nas pistas e ele ficou conhecido como “O Rei da Chuva”.

A largada do espetáculo promete ser impactante. O roteiro do show segue os ensinamentos do estudioso americano Joseph Campbell, que dedicou seus estudos ao culto ao poder do mito, especialmente do herói, e as diferentes mitologias das diversas culturas humanas.

“Segundo Campbell, o herói em todo mito é aquele personagem que cumpre seu ciclo em três etapas “partida, realização e retorno”. Ele sofre, conquista e volta com uma mensagem. Uma mensagem para todos. Nada mais Ayrton Senna do que essa afirmação”, diz Ayrton Martini, diretor da Divina Comédia.

As apresentações contarão a história de Ayrton Senna, números importantes da carreira, corridas históricas, a identificação do piloto com as crianças e cenas dele carregando a bandeira do Brasil. Entre as imagens exibidas no Écran estarão o primeiro triunfo de Senna na Fórmula 1, a vitória no Grande Prêmio do Brasil em 1991 e as imagens das conquistas dos três títulos mundiais. Haverá também um destaque para a chamada melhor volta de todos os tempos, quando Senna fez quatro ultrapassagens na primeira volta do Grande Prêmio da Europa de 1993, realizado no circuito de Donington Park, na Inglaterra. A façanha será contada por meio de imagens, músicas, dança das águas e efeitos especiais da Fonte.

“É muito especial ter essa homenagem para o Ayrton Senna em um local tão emblemático da cidade, que é o Parque do Ibirapuera. Tenho certeza de que os fãs vão se emocionar, relembrar momentos históricos e conhecer um pouco mais do legado do nosso tricampeão”, afirma Bianca Senna, diretora de Branding do Instituto Ayrton Senna e sobrinha do piloto.

A trilha sonora foi baseada em músicas eruditas e populares da época de sua infância e juventude. Um destaque para os artistas que Senna gostava, como por exemplo Phil Collins e em outras que fizeram parte de CDs em tributo a ele. Entre as canções escolhidas para a apresentação estarão trechos de grandes sinfonias, heavy metal e rocks progressivos. Uma música inédita faz parte do show, a Cantata da trilha do filme Alexander Nevsky, composição de Sergei Prokofiev, foi reinterpretada pelo músico paulista Mizinho Carvalho, em estética heavy metal.

A canção “You’re Simply the Best” (Tina Turner dedicou a música a Senna, em uma ocasião em que ele estava na plateia de um show) é o motor sonoro das cenas em atos de coragem do homenageado, e dois sambas-enredos feitos em homenagem a ele (Gaviões da Fiel e Unidos da Tijuca).

A Fonte Multimídia contará com um sistema de som espalhado pelo lago, que será programado para dar a impressão de que o carro corre pela margem do lago.

A direção do espetáculo é de Ayrton Martini (Divina Comédia), roteiro e narração de Cleston Teixeira, a edição de imagens ficou a cargo da Mox Produções e a edição de trilha e programa da Fonte é do Estúdio A Gandaia.

Deixe uma resposta

Top