Você está aqui
Home > Outras categorias > Brasília recebe exposição “Senna Emotion – A trajetória de um ídolo”

Brasília recebe exposição “Senna Emotion – A trajetória de um ídolo”

Foto: Paulo Mumia
Foto: Paulo Mumia

Pela primeira vez em Brasília, a mostra itinerante Senna Emotion, a maior sobre a trajetória pessoal e profissional do tricampeão mundial de Fórmula 1, estará aberta ao público no ParkShopping a partir do próximo dia 8 de agosto e segue até 6 de setembro. Com cerca de 330 metros quadrados, a exposição é gratuita e proporcionará ao público da capital do país a chance de conferir de perto itens originais do acervo da família.

Sucesso pelas cidades em que passou neste ano, a mostra reuniu no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte mais de 40 mil fãs, que puderamconferir de perto as atrações da Senna Emotion, que está dividida em três áreas temáticas: Valores de um Campeão, O Mito da Fórmula 1 e Ayrton Senna do Brasil.

Pelas etapas, o público será convidado a mergulhar numa viagem repleta de experiências multissensoriais, que estão gerando grande repercussão entre os fãs desde a estreia da mostraem 2015, em Maio, no Rio.”Para o ParkShopping é uma honra receber uma mostra que reúne objetos e itens que ajudaram a construir a história de um grande homem que sempre se orgulhou em representar o Brasil. Os fãs da Capital Federal não podem perder a chance de conhecer esta mostra exclusiva sobre Ayrton Senna”, destaca o superintendente do ParkShopping Marcelo Martins.

De acordo com Bianca Senna, diretora de Branding do Instituto Ayrton Senna e sobrinha do tricampeão, a exposição reúne parte valiosa da memória da carreira de um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1. “As atrações são bem interativas, proporcionam uma experiência lúdica aos fãs e informação para gerações mais novas que não acompanharam a trajetória do Ayrton”, afirma.

Toda a mostra é inspirada na lógica dos ambientes inteligentes, que possuem forte capacidade de criar empatia com o público. “A linguagem interativa é interessante para exposições temáticas, de modo que as informações transmitidas através da experiência sejam mais atraentes, divertidas e mais bem compreendidas pelo público”, afirma Karina Israel, Diretora Executiva da YDreams Brasil, empresa responsável pela produção da mostra.

Nas primeiras exposições ao público, uma das áreas que fez mais sucesso foi justamente a experiência interativa com óculos de realidade virtual. Nesta sala, é possível experimentar uma solução interativa e inédita: com óculos de realidade virtual, o visitante é convidado a sentar na posição do piloto e acompanhar o campeão numa volta na pista de Interlagos, com direito a comentários do ídolo sobre cada ponto do circuito.

“É uma experiência única. A procura foi tão alta no Rio de Janeiro que aumentamos os lugares disponíveis para esta parte da mostra em Belo Horizonte, com mais óculos e cadeiras e a repercussão dos visitantes foi ótima. Muitos deles disseram que realmente se sentiam dentro de em um carro de F1 e ficaram em êxtase com uma volta narrada pelo Ayrton. Por isso mantivemos essa área com bastante espaço em Brasília”, diz Bianca.

Valores de um Campeão
Na área ‘Valores de um Campeão’, os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco melhor o Ayrton ‘família’. O apoio em casa sempre foi fundamental para o sucesso do campeão. Ainda criança, aos 4 anos, ele recebeu o primeiro kart do pai, e desde então se apaixonou pela velocidade. Com esse incentivo, construiu sua trajetória baseando-se em seus valores, como determinação, perfeição, dedicação, superação e orgulho de ser brasileiro.

Os clientes do ParkShopping poderão ver as imagens da infância e momentos em família, além de ver e fazer fotos junto à réplica do primeiro kart do piloto. Um álbum digital e interativo conta histórias com imagens da época. Por fim, há uma seleção de miniaturas dos carros de F1 e suas escuderias.

O mito da Fórmula 1
Já na área ‘O mito da Fórmula 1’, o visitante poderá perceber como sua dedicação fez uma brincadeira de criança perpetuar-se em todas as modalidades por que passou. Trata-se de um ambiente imersivo que apresenta o Ayrton Senna como piloto, por meio de uma projeção mapeada na parede. Em sequência, os visitantes poderão interagir com uma projeção para descobrir, através de depoimentos, o que pensavam sobre Senna seus amigos, rivais e profissionais do automobilismo.

Em uma vitrine interativa haverá objetos pessoais que faziam parte do dia a dia do piloto, todos originais e exclusivos da exposição. Através de uma tela será possível descobrir detalhes de cada uma das 41 vitórias de Senna na F1, seja nas curvas, nas comunicações do rádio e na vibração em cada comemoração. No centro da sala será exibido o troféu que é considerado um dos mais importantes da carreira de Ayrton, o do GP do Brasil de 1991, em uma corrida histórica recheada de desafios e emoções. Um vídeo vai relembrar este momento, em que Senna precisou levar a McLaren até o fim apenas com a sexta marcha.

Ayrton Senna do Brasil
E na área ‘Ayrton Senna do Brasil’, o visitante poderá ver a relação de amor, admiração e de retribuição ao povo brasileiro. Neste espaço será exibida uma das maiores atrações da exposição: através da tecnologia de ‘Vídeo Mapping’, um carro cenográfico ganha as formas de todas as máquinas que Senna eternizou na Fórmula 1. Com apenas um toque, o visitante acionará um show audiovisual que simula imagens das quatro escuderias em que correu: Toleman, Lotus, McLaren e Williams. O público também poderá apreciar uma mostra de objetos, dentre eles o capacete com o qual Senna foi tricampeão no Circuito de Suzuka, no Japão, em 1991, integrado num ambiente holográfico. Além de tudo, o visitante ainda poderá, através de uma solução de realidade aumentada, fazer uma foto com o troféu do GP do Brasil e depois receber em seu e-mail. O documentário SENNA será exibido na integra num espaço reservado para os fãs.

Após a temporada em Brasília, a mostra segue para Salvador. Idealizada e desenvolvida pela YDreams Brasil, empresa internacional especializada em tecnologia interativa, e realizada em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a exposição Senna Emotion foi produzida com recursos da Lei Rouanet, através do Ministério da Cultura, e conta com o patrocínio oficial de Dunlop Pneus, Drogaria Pacheco e Itaú.

Deixe uma resposta

Top