Você está aqui
Home > Outras categorias > Dakar: Equipe brasileira enfrenta calor e dunas gigantes

Dakar: Equipe brasileira enfrenta calor e dunas gigantes

Foto: Victor Eleuterio
Foto: Victor Eleuterio

“Antes da prova, todos falavam que Dakar em dois países seria fácil. Então colocaram o dia de hoje para mostrar que não seria. Foi muito difícil, absurdo”, descreveu o piloto João Franciosi assim que cruzou a linha de chegada, quase 10 horas depois de ter largado para a 10ª etapa do Rally Dakar.

A dura especial, entre Belén e La Rioja, na Argentina, teve 278 km, cruzando as dunas de Fiambalá, conhecidas pelas inúmeras dificuldades. As dunas grandes de areia fofa formam um cenário muito parecido, o que dificulta ainda mais a navegação.

“Parecia uma plantação de veículos atolados. Por todo lugar tinha gente desatolando. Nós também tivemos que parar algumas vezes e perdemos bastante tempo. Os pontos de waypoints, que são obrigatórios passarmos, estavam em lugares muito difíceis de chegar. Mesmo depois que escureceu, continuamos e conseguimos encontrar por todos. Nossa missão era completar mais um dia. E conseguimos”, festeja Franciosi.

O piloto, que está em seu primeiro Rally Dakar, vem se superando a cada etapa ao lado do navegador Gustavo Gugelmin. Mesmo enfrentando temperaturas altíssimas, trechos inóspitos e muitos quilômetros por estradas e dunas, eles não desistem e querem cruzar a linha de chegada em Rosario, que é o maior troféu que podem ter após mais de 9.000 quilômetros de percurso.

“Foi um dia duro, típico de Dakar. Muita areia, dunas difíceis, mas deu tudo certo. Seguimos com o plano de chegar com o carro até o final. O cansaço, que está grande, a gente deixa pra depois”, comenta Gugelmin.

Etapa 11 – 14 de janeiro
La Rioja – San Juan (ARG)
Deslocamento: 281 km
Especial: 431 km
Total: 712 km

As dificuldades do Rally Dakar continuam nesta quinta-feira. A especial, de 431 quilômetros, terá areia em todas suas formas, especialmente fesh-fesh, o tipo mais volátil e pesado, que demanda tanto destreza quanto paciência. Mas a velocidade também será uma vantagem em outros trechos lineares, com cascalho e pedregulhos.

Deixe uma resposta

Top