Você está aqui
Home > Destaques > FIA admite que deve adotar cockpits fechados em breve

FIA admite que deve adotar cockpits fechados em breve

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em declaração a revista “Autosport”, o diretor da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Charlie Whiting, admitiu que a entidade já estuda a possibilidade dos cockpits fechados na Fórmula 1.

“Temos trabalhado nisso há alguns anos. Estamos com a ideia de colocar uma cabine de avião nos carros. Isto possui os seus prós e contras”, afirmou o dirigente. “Mas as vantagens são muito mais relevantes do que as desvantagens”, prosseguiu.

“A primeira delas foi desenvolvido pela Mercedes. A equipe deu a ideia de colocar uma espécie de gaiola no cockpit. A outra se baseia em um conjunto de lâminas de diferentes alturas localizadas acima do chassi. Elas devem proteger a cabeça do piloto, porém continuaria aberto”, revelou o dirigente.

Por fim, Whiting afirmou que o assunto deve ser analisado na próxima reunião com o Grupo de Estratégia. “Com a atual situação, posso dizer que esses cockpits não são seguros. Deve haver uma maneira de melhorá-los. Temos que fazer alguma coisa. Mesmo que não possamos dar 100% de proteção, acho que podemos melhorar a ponto de garantir a vida dos nossos pilotos”, finalizou.

Deixe uma resposta

Top