Você está aqui
Home > Outras categorias > Endurance: Brasileiros estão animados para última etapa do campeonato na Alemanha

Endurance: Brasileiros estão animados para última etapa do campeonato na Alemanha

Foto: Tony Hermann
Foto: Tony Hermann

A quinta etapa da Endurance Series acontece neste fim de semana, nos dias 19 e 20, na cidade de Nürburg, na Alemanha. O palco da disputa é o histórico autódromo de Nürburgring, que tem a versatilidade de receber tanto corridas locais e de menor expressão, como já recebeu também as provas da F-1. O local é muito lembrado pelo grave acidente que o austríaco Nick Lauda sofreu no GP da Alemanha de 1976, quando seu carro incendiou-se, e Lauda ficou preso nas ferragens por vários minutos. Na equipe BMW Team Brasil o clima é de otimismo para essa etapa, que é a última da Série Endurance na temporada de 2015. O canal SporTV3 fará a transmissão ao vivo e na íntegra da corrida, a partir das 9h45 do domingo (20).

O resultado relativamente bom nas 24h de SPA (quando o elenco conquistou o sétimo lugar na ProCup e 13º na geral) deixa a equipe – que vai com força máxima com seus dois carros BMW Z4 – motivada para a rodada final. Mesmo correndo há três anos na Europa, só neste ano a equipe fez o campeonato de Endurance, ou seja, tudo está servindo como aprendizado e experiência para os próximos desafios. O principal objetivo do time é fechar o calendário com bons resultados.

Cacá Bueno, que não conhece a pista, não espera um fim de semana fácil. “Não conheço a pista, mas estou trabalhando em simulador e acredito que vamos ter um final de semana difícil, mas confio nos pilotos e na equipe para terminamos a temporada de forma positiva. O campeonato foi aquém do que esperávamos, mas tudo faz parte de um aprendizado, ainda mais por se tratar de um ano de estreia da equipe na Série Endurance”, falou o carioca do BMW Z4 #0

O piloto de Piedade, Sérgio Jimenez, pretende fazer uma boa corrida nesta última etapa. “Nunca andei na pista, mas vou treinar um pouco no simulador para tentar absorver o máximo que eu conseguir do traçado e alcançar um bom resultado. Minha expectativa para esta última etapa do Endurance Series é andar bem. E, sendo o primeiro campeonato de longa duração da equipe acho que evoluímos muito da primeira etapa até SPA e quero evoluir mais ainda em Nürburgring”, declarou o piloto do BMW Z4 #0.

Outro representante do carro #0, Felipe Fraga está com a expectativa boa em relação a etapa e acredita em bons resultados para a equipe. “Minha expectativa é boa. Eu gosto muito da pista, já andei lá de fórmula e é sempre bom correr em Nürburgring. Infelizmente já é a última etapa. Acho que o desempenho da equipe para um primeiro campeonato de longa duração foi bom, tivemos desvantagem em algumas pistas por conta do carro ser menos potente no Endurance do que no Sprint. Mas a equipe aprendeu bastante coisa. Em SPA, que é uma grande prova do calendário, mesmo com alguns problemas no carro, conseguimos ir muito bem e terminar em sétimo. Foi um ano de aprendizado”, comentou o jovem de 19 anos, natural do Tocantins.

Valdeno Brito, piloto do BMW Z4 #77, está animado e pretende ter um bom desempenho em Nürburgring. “Por ser a última etapa, minha expectativa é tentar o nosso melhor resultado, que no Endurance ainda está faltando. Estou torcendo pelo bom desempenho do carro. Vamos brigar e fazer o nosso melhor, mas sem previsões do que pode acontecer. Por ser o primeiro campeonato de Endurance da equipe, acredito que foi um ano de muito aprendizado. Sobre o traçado, conheço a versão mais curta dele, então não é totalmente desconhecido, é uma pista maravilhosa. Acredito que vai ser um final de semana interessante para todos nós”, disse o paraibano.

Átila Abreu está confiante e acredita que a equipe vai conseguir bons resultados. “Minha expectativa para a última etapa do Endurance é boa. Já conheço a pista, até já ganhei nela na preliminar da Fórmula 1, e eu gosto muito do traçado. Espero fazer uma boa prova e conseguir bons resultados. É uma pista que tem pontos vantajosos e outros nem tanto para o modelo BMW Z4. Tem uma subida que pode prejudicar um pouco, por falta de potência, mas não dá para ter uma previsão. E, só o fato de poder brigar por um bom resultado, nos anima. Acho que podemos chegar entre os dez primeiros. A equipe está de parabéns, porque campeonatos de longa duração exigem paciência e boa vontade do carro, e acho que todos se saíram muito bem. Um bom resultado agora seria como fechar com chave de ouro essa nova fase do time”, comentou o sorocabano.

O piloto gaúcho, que corre no carro #77, Matheus Stumpf está animado para a etapa em Nürburgring. “Me sinto em casa, pois trato a equipe toda como amigos, e sem dúvida fico muito feliz em poder ajudar o time nesta última etapa do campeonato de longa duração. Nunca corri em Nürburgring, vai ser um circuito novo pra mim, mas creio que pelo que já treinei em simuladores, vamos ser competitivos e espero dar bastante trabalho para as outras equipes. Estou bem ansioso por essa prova, pois este ano não pude ter muito contato com as pistas, então vai ser especial pra mim”, declarou o piloto.

Deixe uma resposta

Top