Você está aqui
Home > Destaques > F-3 Euro: Câmara terá fim de semana de muito trabalho

F-3 Euro: Câmara terá fim de semana de muito trabalho

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Depois de passar pela Inglaterra, Alemanha e França o Campeonato Europeu de F3 desembarca neste fim de semana no Autódromo de Monza, na Itália, onde disputará as corridas da 10ª, 11ª e 12ª etapas da competição anual. Os 36 competidores que participam do Campeonato, assim como suas equipes, já se movimentam rumo à cidade do norte do país, que fica próxima à Milão.

Vivenciando uma temporada de muito aprendizado o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara terá, neste fim de semana, a chance de levar ao extremo o que mais gosta de fazer – acelerar fundo. O traçado italiano, tradicional no automobilismo internacional, é um ícone da velocidade.

Com quase seis mil metros de extensão a volta em seu circuito reúne para os carros da F3 mais de 80% do tempo com aceleração plena. A cada giro o piloto troca de marchas 28 vezes, atinge uma velocidade máxima de cerca de 250 km/h e tem uma média horária de 198 km/h.

Animado pelo resultado obtido nas ruas de Pau, quando teve o seu melhor resultado do ano ao receber a bandeirada na 11ª posição, Sette Câmara sabe que terá um fim de semana de muito trabalho. Em uma pista de características de altas velocidades a carga aerodinâmica empregada no carro tem de ser muito pequena e, com isso, contornar as velozes curvas torna-se tarefa das mais difíceis e, qualquer erro, pode custar ao piloto uma saída da pista e, até mesmo, um acidente.

“Para quem ama velocidade, correr em Monza é se sentir como parte da história do automobilismo. A pista é muito rápida, desafiadora, mas, acima de tudo, técnica. Temos de trabalhar aqui com pouca asa, para não perdermos velocidade nas retas. Mas, por outro lado, esse acerto deixa o carro muito instável nas curvas alta e, com isso, qualquer deslize, significa sair da pista e, quase sempre, batida. Apesar de nunca ter andado neste circuito, fiz várias sessões no simulador do nosso time e, tenho certeza, poderei chegar aos meus primeiros pontos da temporada”, comentou o brasileiro.

Deixe uma resposta

Top