Você está aqui
Home > F-Truck > F-Truck: Motores roncam alto nesta sexta (11) em Curitiba

F-Truck: Motores roncam alto nesta sexta (11) em Curitiba

Foto: Marcello Paiva
Foto: Marcello Paiva

Começam nesta sexta-feira os primeiros treinos livres da sétima etapa da 20ª temporada da Fórmula Truck. A partir das 11 horas, nos 3.695 metros do Autódromo de Curitiba, os pilotos da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul aceleram seus motores em busca do melhor acerto para os caminhões. Das 14 horas às 15 horas, com os mesmos 60 minutos de duração da abertura dos trabalhos pela manhã, eles voltam à pista para se preparar para o treino classificatório, marcado para sábado à tarde.

No sábado (das 9h às 9h45) será disputado o terceiro treinamento livre, quando as posições de chegada definem os dois grupos que abrem o treino classificatório. Os pilotos que terminarem nas posições ímpares (1, 3, 5, 7 etc) integram o Grupo A, enquanto que os que finalizarem o treinamento nas pares (2, 4, 6, 8 etc) formam o Grupo B. Dessas duas chaves classificam-se os cinco primeiros de cada uma, independentemente do tempo obtido, para o Top Qualifiyng. Aí, das 15h05 às 15h15 será definido o pole position da sétima etapa da temporada.

Por ter feito a pole e largar na posição de honra, o piloto ganha um ponto de bônus na tabela de classificação. Outros dois pontos – um para cada – são distribuídos àqueles que fizerem as melhores voltas nas duas fases da corrida deste domingo às 13 horas. Apesar de a prova ser dividida em duas fases, somente os cinco pilotos que terminarem na frente na segunda é que vão para o pódio.

A pontuação nas duas fases ficou assim distribuída: os primeiros colocados receberão 25 pontos, o segundo 22, o terceiro 20, o quarto 18, o quinto 16, o sexto 15, o sétimo 14, o oitavo 13, o nono 12, o décimo 11, o décimo primeiro 10, o décimo segundo 9, o décimo terceiro 8, o décimo quarto 7, o décimo quinto 6, o décimo sexto 5, o décimo sétimo 4, o décimo oitavo 3, o décimo nono 2 e o vigésimo colocado 1 ponto. Somados os três pontos de bônus (pole e duas melhores voltas) se atinge 53 distribuídos por etapa.

A tabela de classificação da Fórmula Truck tem Felipe Giaffone (RM/Volkswagen Constellation) na liderança com 241 pontos, com Paulo Salustiano (ABF/Mercedes-Benz), com 240 e Leandro Totti (RM/Volkswagen Constellation), em terceiro com 212 pontos. Até o final do Campeonato Brasileiro, nas quatro etapas restantes, estarão em disputa 212 pontos, o que, matematicamente, deixa totalmente aberta a briga pelo título.

Deixe uma resposta

Top