Você está aqui
Home > Fórmula 1 > F1: S. Vettel fecha testes coletivos da Pirelli em primeiro

F1: S. Vettel fecha testes coletivos da Pirelli em primeiro

Foto: Ferrari
Foto: Ferrari

Os dois dias de testes em pista molhada, realizados no fantástico Circuito de Paul Ricard, no sul da França, terminaram hoje (26), e tiveram o objetivo específico de desenvolver a nova geração de pneus de chuva da Pirelli para a temporada 2016. As equipes Ferrari, McLaren e Red Bull aceitaram o convite da Pirelli e participaram dos testes.

O sofisticado sistema variável de sprinklers do Circuito de Paul Ricard permitiu à Pirelli testar os protótipos com diferentes quantidades de água na pista, simulando uma série de condições de pista molhada. Ou seja, os pilotos puderam acelerar com diversos protótipos de pneus de chuva, com diferentes compostos e construções, em relação ao Cinturato Azul de 2015, já existente.

Como este foi um teste cego, os protótipos não possuíam quaisquer marcações de cores nas laterais. Nem as equipes e nem os pilotos sabiam qual especificação de pneus estavam testando. Todos os carros usados nestes dois dias estavam com a configuração de 2015, sem modificações.

O programa de teste e desenvolvimento foi concluído no prazo previsto: foram dois dias completos em Paul Ricard, com 659 voltas na sua configuração de traçado curto, com os cinco pilotos presentes, totalizando 2.326 quilômetros percorridos.

As temperaturas permaneceram baixas ao longo dos testes. A máxima registrada foi de 11ºC. Embora esta não seja a condição climática ideal, uma série de dados foram coletados para serem analisados posteriormente na sede da Pirelli, em Milão.

Stoffel Vandoorne, da McLaren, foi o único a pilotar durante os dois dias, enquanto que, pela Ferrari, Kimi Räikkönen testou na segunda e Sebastian Vettel na terça-feira. Já a Red Bull teve Daniel Ricciardo no primeiro dia e Daniil Kvyat no segundo.

Estes foram os tempos mais rápidos combinados após os dois dias de testes:

  1. Sebastian Vettel (Ferrari) 1min06s750 (134 voltas)
  2. Daniil Kvyat (Red Bull) 1min06s833 (113)
  3. Stoffel Vandoorne (McLaren) 1min07s758 (87 + 127)
  4. Daniel Ricciardo (Red Bull) 1min08s713 (99)
  5. Kimi Räikkönen (Ferrari) 1min09s637 (99)

Agora, o programa de desenvolvimento continuará na sede da fabricante de pneus, em Milão. Os resultados coletados pela telemetria de cada um dos times serão comparados aos dados obtidos pela Pirelli, a fim de obter um resultado preciso do desempenho de cada protótipo.

A próxima atividade de pista será durante o primeiro teste de pré-temporada do ano, em Barcelona, ​​na Espanha, entre os dias 22 e 25 de fevereiro.

Deixe uma resposta

Top