Você está aqui
Home > Stock Car > In Loco – Stock Car: Átila Abreu retorna a Curitiba animado com o novo sistema de freios

In Loco – Stock Car: Átila Abreu retorna a Curitiba animado com o novo sistema de freios

Foto: Rafael Gagliano
Foto: Rafael Gagliano

A Stock Car encerra a primeira metade da temporada 2015 neste domingo com a rodada dupla de Curitiba, etapa que marca a introdução de novos componentes nos freios de todos os carros do grid. Para o vice-campeão, Átila Abreu, a novidade é um trunfo que promete catapultar o carro #51 de volta ao pelotão de elite.

“Em teoria, nos favorece e permite resolver um problema de bloqueio de rodas que o carro apresentou em algumas etapas. O novo sistema refrigera melhor e acomoda pastilhas maiores, então a durabilidade deve ser maior. Mas só saberemos depois de experimentar o carro no treino extra de quinta-feira. Se a teoria funcionar, é nossa esperança de acabar com o maior problema que tivemos no ano”, comentou o piloto sorocabano.

Para os times testarem o novo sistema, a organização determinou uma sessão extra de 20 minutos com pneus que não precisam ser reaproveitados durante o fim de semana. “Acho que vai ter bastante gente passando reto”, brincou o sorocabano. “Mas é o jeito de aprender o limite com as novas pinças de freio.”

Chefe da equipe, Thiago Meneghel observa que apesar de o intervalo ser curto para mudanças no ajuste do Chevrolet #51, o time deve aproveitar os dados coletados durante os 20 minutos também para entender o comportamento do carro na pista, visando o melhor setup para o fim de semana.

O engenheiro lembra que a Stock Car já passou por Curitiba em maio e que, nas últimas temporadas, o resultado sempre foi melhor na segunda passagem pela capital paranaense que na primeira. “Em 2012 e 2013 ganhamos e no ano passado terminamos em segundo a prova de pontuação dobrada.”

Para o piloto, é natural a evolução de todos os carros do grid quando a categoria repete um autódromo. “Mas, no nosso caso, por não ter tido tanta eficiência até o momento, a margem para evolução é bem maior”, completou.

Salvo pelo treino extra de quinta-feira, a jornada da sexta etapa do calendário tem a programação tradicional das rodadas duplas: um treino livre na sexta e outro no sábado antecedendo a classificação (às 12h), no domingo, a corrida longa tem largada às 13h10 e a curta às 14h25.

Deixe uma resposta

Top