Você está aqui
Home > Outras categorias > Kart: Gastão Fráguas Filho comemora 20 anos da conquista do Mundial na França

Kart: Gastão Fráguas Filho comemora 20 anos da conquista do Mundial na França

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O paulista Gastão Fráguas Filho é um dos poucos brasileiros que tem em seu currículo um Mundial de Kart. Há exatos 20 anos (no dia 17 de setembro de 1995), em Valence, na França, o piloto conquistava o título de campeão do mundo na categoria Fórmula A, batendo o inglês Jenson Button, campeão da Fórmula 1 em 2009 e atualmente piloto da equipe McLaren.

Gastão, que começou a correr com 15 anos, sagrou-se campeão mundial apenas três anos depois de acelerar pela primeira vez um kart. O ex-piloto também passou por categorias do automobilismo (Europeu de Fórmula Renault e Fórmula 3 Sul-americana) e atualmente atua com o gerenciamento de carreiras de pilotos, entre outras atividades de gestão esportiva.

Como manager de Caio Collet, uma das jovens promessas do kartismo nacional, que foi o melhor estreante no Europeu deste ano na categoria KF Junior, Gastão embarca na próxima semana para a Itália, onde acompanhará o piloto em seu primeiro Mundial de Kart, no dia 26.

“O tempo passa rápido, mas ainda me lembro muito bem daquele dia. Em 1995, depois de duas temporadas muito boas de kart no Brasil, com várias vitórias e títulos, decidi morar na Europa e disputar os principais campeonatos do mundo pela equipe Tony Kart / Marechal. Fui vice-campeão Europeu, atrás do Giorgio Pantano, e sabia que seria um dos favoritos no Mundial”, lembrou Fráguas.

“Na última bateria do Mundial, o Button e o finlandês Kimmo Liimatainen vinham brigando pela liderança e eu estava perto, segurando um pouco o ritmo para poupar os pneus. Na penúltima volta, aproveitei uma dividida dos dois e fiz as ultrapassagens em duas curvas em sequência. Enquanto eles continuavam brigando, eu abri vantagem e venci”, contou o ex-piloto.

“Agora sigo para a Itália com o Caio e estamos confiantes num bom resultado. Apesar de ter apenas 13 anos, ele vem conquistando excelentes resultados. Só este ano, venceu o Top Kart Brasil, conquistou o bicampeonato Brasileiro e na estreia no Europeu foi ao pódio em uma das etapas e terminou como o melhor estreante. O objetivo é que ele adquira cada vez mais experiência internacional, o que é muito importante na sequência de sua carreira”, completou Fráguas.

Deixe uma resposta

Top