Você está aqui
Home > Outras categorias > Outras: Automobilismo Virtual promove uma grande pesquisa nacional

Outras: Automobilismo Virtual promove uma grande pesquisa nacional

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Automobilismo Virtual já foi uma grande brincadeira, praticada por grupos de amigos apaixonados por corridas de carros que encontraram nos vídeo games e simuladores uma forma divertida e relaxante de participar de equipes e competições em ambientes virtuais.

Com a rápida evolução tecnológica e oferta de uma gama de simuladores cada vez mais realistas, surgiram ligas organizadoras de eventos, campeonatos online, equipes de competições estruturadas, transmissão ao vivo, mídias especializadas, empresas patrocinadoras, parcerias com equipes reais e o “romantismo de outrora” vem dando lugar ao começo da “profissionalização” deste que para muitos é apenas um hobby, mas, para outros é um “e-esporte” levado com seriedade e dedicação.

Atentos a esse crescimento e buscando conhecer melhor o perfil, bem como anseios, desejos e sugestões de seus participantes, um grupo de pilotos experientes fundou o EPAV – Equipes e Pilotos de Automobilismo Virtual.

Guido Seelig, experiente piloto virtual, chefe da equipe Shadow/ Hot Car Competições e fundador do EPAV explica: “A minha proposta inicial era juntar chefes de equipes e pilotos para pensarmos, juntos, em sugestões que beneficiem o automobilismo virtual como um todo. Fui procurado por mais “pilotos idealistas” (como eu..)  que se juntaram a “administração” e assim o EPAV foi crescendo e aos poucos, ficando mais conhecido. O objetivo do EPAV se expandiu e passamos a buscar ideias que possam se transformar em boas sugestões a serem adotadas pelas ligas organizadoras dos eventos de Automobilismo Virtual”.

O primeiro grande projeto do EPAV, que ainda está em andamento, foi elaborar e promover uma grande Pesquisa Nacional sobre o perfil do usuário de simuladores de corridas.

“Dedicamos meses na elaboração de um questionário focado aos usuários de automobilismo virtual, tentando levantar e entender “quem são, de onde, idades, equipamentos, simuladores preferidos, ligas que participam, sugestões de regras de conduta” e uma série de assuntos que devem abranger de forma bem ampla este “nicho de mercado”. Conhecendo este publico melhor, saberemos como e onde melhorar. Esta iniciativa teve o apoio das principais ligas organizadoras de eventos nacionais e já tem, depois de duas semanas, perto de 400 questionários respondidos, o que nos parece sensacional, mas, ao mesmo tempo, mostra que atingimos, por enquanto, apenas uma parcela dos pilotos virtuais em atividade. Tem muito mais…”  encerra Guido.

Após o período de coleta, os dados e informações obtidos serão tratados, organizados e divulgados em forma de análises e gráficos, sem restrição de público. É importante ressaltar que os dados coletados serão divulgados apenas em caráter geral, de forma que não seja possível a identificação individual das respostas, respeitando e preservando o anonimato dos participantes.

Dessa forma, fica o convite a todos os pilotos virtuais, chefes de equipes, dirigentes de ligas, organizadores de eventos online e apaixonados por esta divertida atividade a participarem, até dia 4 de setembro, desta importante pesquisa e dessa forma, colaborar com sugestões para que este “e-esporte” cresça com qualidade, transparência, ética e boa convivência.

Para acessar a pesquisa, por favor, acessem: https://avpesquisa.wordpress.com/

Deixe uma resposta

Top