Você está aqui
Home > Outras categorias > Rally dos Sertões 2015: Gunter Hinkelmann faz balanço positivo da temporada

Rally dos Sertões 2015: Gunter Hinkelmann faz balanço positivo da temporada

Foto: Sanderson Pereira
Foto: Sanderson Pereira

Apesar de acumular quatro participações no Rally dos Sertões, a edição de 2015 ficou marcada por grandes novidades para o piloto Gunter Hinkelmann. Em sua estreia ao lado do navegador Vinicius Castro, a dupla da Equipe Expert 4×4 enfrentou muitos desafios a bordo do modelo Próton, e ao longo das sete etapas disputadas entre os dias 2 e 8 de agosto fechou o certame na 4ª colocação da categoria Pro Brasil, e 14ª no geral entre os carros.

Em sua 23ª edição, a prova que reuniu os melhores pilotos e navegadores do país, teve largada de Goiânia, e surpreendeu os participantes logo no início das disputas, conforme explica Gunter. “Tivemos o Prólogo realizado em um autódromo, disputado todo ele em asfalto. Uma novidade e desafio para todos nós. Outra grande diferencial é que pela primeira vez o rali terminou no Sul do país com a chegada em Foz do Iguaçu”, conta o piloto.

Com um percurso de cerca de 2.917 quilômetros no total, e 1.487 de trechos cronometrados, o Rally dos Sertões testou a habilidade das equipes ao extremo. “Tivemos grande parte dos trechos em altíssima velocidade, com muitos saltos e trechos de trial. Mas, também temos que destacar as belíssimas paisagens por onde passamos”, analisa Gunter.

A prova

Após um ano de preparação do veículo Próton, desenvolvido pela Abadia Competições, Gunter e Vinícius largaram confiantes para um bom resultado. Apesar do quarto lugar alcançado na categoria Pro Brasil, a classificação final poderia ter sido ainda melhor, não fosse um incidente logo no início da disputa.

“Infelizmente quebramos o diferencial traseiro no primeiro dia, e sofremos uma dura penalização, que nos tirou da disputa com os ponteiros. Evoluímos no decorrer da prova, sanamos alguns detalhes no desenvolvimento do veículo com relação a transmissão que apresentou fragilidade. Por fim, marcamos um 5º melhor tempo no geral entre os carros nos dois últimos dias de prova, sendo também o primeiro carro nacional a completar”.

O entrosamento com o Vinicius na navegação também foi importante para o crescimento da equipe ao longo das etapas. “Foi a primeira vez que corremos juntos e a parceria evoluiu muito bem. O Bahiano, Vinicius, não cometeu nenhum erro, o que foi primordial para a escalada nos resultados”, explica.

Mesmo não tendo a chance de desfrutar como gostaria as belas paisagens que o roteiro do Rally dos Sertões oferece, Gunter não deixa de levar na bagagem alguns boas recordações. “É praticamente impossível aproveitar o visual durante a prova, porém, fizemos isso durante os deslocamentos. Vale destacar também o grande número de espectadores durante as etapas, o que abrilhantou ainda mais este Sertões, pois trouxe o público para dentro do rali”, completa.

Próximos capítulos

Após o balanço positivo do Rally dos Sertões, a equipe mira agora as próximas etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. “Vamos encarar as próximas etapas de 2015 como uma evolução da parceria entre piloto e navegador, bem como o aprimoramento do carro para a disputa do título em 2016”, finaliza o piloto.

Gunter e Vinicius voltam a acelerar na próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country prevista para o dia 4 de outubro, no Rally Rota SC.

Deixe uma resposta

Top